A ocorrência da véspera de Natal na terça-feira (24/12) permitiu que os consumidores gaúchos visitassem mais vezes os supermercados, ampliando sua pesquisa de preços e aproveitando as ofertas de diferentes empresas para a ceia de 2024. O diagnóstico é do presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), Antônio Cesa Longo, que estima um crescimento de 6% nas vendas de Natal, em comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado foi puxado por pequenos presentes, como caixas de bombons e panetones, e pelo bom desempenho de supermercados situados na região litorânea do Estado, que registraram grande movimento.
Com quatro dias (sábado, domingo, segunda e terça-feira) para organizar suas compras, os gaúchos aumentaram o número de visitas a supermercados nos dias antecedentes ao Natal, aproveitando diferentes promoções para as comemorações.
Vendas de Natal nos Supermercados
— Os supermercados fizeram muitas ofertas nos últimos dias, buscando atrair os clientes em um cenário de muita competitividade que estamos vivendo. O consumidor mostrou que está muito atento e fazendo valer sua renda, que está mais curta. Enquanto algumas categorias cresceram até 30%, como no caso dos bombons, outras tiveram queda de vendas, pelo seu preço. É o caso das carnes bovinas, que no churrasco do dia 25 foram muito substituídas pelo salsichão, mostrando a atenção do cliente ao preço dos produtos — sublinha Longo.
O dirigente aponta que o pagamento do 13º salário nos dias antecedentes ao Natal foi decisivo para o aumento de vendas, já que cerca de 20% dos valores aportados na economia pelo 13º salário ficaram nos caixas de supermercados para a aquisição de presentes e produtos para a ceia.
— A semana será de muito movimento nas lojas, novamente com destaque para o Litoral, pois as festas de fim de ano já iniciarão no fim de semana, se estendendo até o dia 1º de janeiro. Nos próximos dias, ganharão destaque lentilhas, carne suína e espumantes, em sua esmagadora maioria produzidos na Serra Gaúcha — prevê Longo.
A expectativa do dirigente é de que o comportamento de compras seja semelhante para as festas de Réveillon, com crescimento de vendas na casa dos 5% a 7% em relação ao ano passado.
