
Vendas de Natal tiveram alta próximo ao dia 25. A véspera da comemoração foi marcada por grande movimentação em shoppings e ruas de comércio popular. Em Copacabana, lojas de moda e artigos natalinos concentraram o fluxo pela manhã, enquanto no Rio Sul Shopping, na Zona Sul do Rio, produtos como panetones e roupas foram os mais procurados logo após a abertura às 9h.
O pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário impulsionou o otimismo do setor de shoppings, afirmou Nabil Sahyoun, presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), conforme informações do Globo.
Fatores para aumento nas Vendas de Natal
Fatores como desemprego em baixa e a taxação de plataformas internacionais desde agosto devem contribuir para que o setor encerre 2024 com faturamento próximo de R$ 200 bilhões, um crescimento real de 6% em relação ao ano passado, segundo a Alshop.
Na noite do dia 23, shoppings como Iguatemi e Ibirapuera, em São Paulo, registraram lotação, indicando um consumo aquecido às vésperas do Natal. “As empresas fazem amigo secreto, gerando compras de última hora. Quando não fazem, colaboradores se reúnem em restaurantes, e muitos aproveitam para comprar lembranças no final”, explicou Sahyoun.
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) prevê faturamento superior a R$ 6 bilhões neste Natal, 7% a mais que no ano anterior.
Glauco Humai, presidente da Abrasce, atribui o crescimento ao aumento da renda disponível, promoções no varejo e ao calendário favorável, com o Natal em uma terça-feira que deu mais tempo aos consumidores. “Embora o dólar alto influencie custos, muitos já adaptaram hábitos, consumindo mais produtos nacionais”, destacou Humai.
Já no Centro do Rio, consumidores relataram preços acima do esperado. Segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), o gasto médio com presentes foi estimado em R$ 300,29, movimentando cerca de R$ 675,28 milhões.